segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ESTRIAS / CELULITES


Uma deixa a pele cheia de furinhos, a outra com risquinhos avermelhados ou esbranquiçados. Mas uma coisa elas têm em comum: não pedem permissão para aparecer e quando chegam, querem mais é se instalar de vez. Para entender melhor estas alterações na pele, temos que saber o que são e como aparecem a celulite e a estria. A celulite tem um nomezinho bem complicado: lipodistrofia ginóide. Que nada mais é do que uma alteração das células de gordura que ficam embaixo da pele. Estas, por diversos motivos (o ciclo menstrual é um deles), ficam desarranjadas e não conseguem mais eliminar as toxinas e nem o excesso de água absorvido pelo corpo. Isto causa o inchaço e o aumento destas células, que deixam a camada subcutânea da pele irregular e com aquele aspecto ondulado, também chamado de "casca de laranja". Já as estrias aparecem quando as fibras elásticas e de colágeno (responsáveis pela firmeza da pele) se rompem. A pele, ao ser muito esticada em pouco tempo - como por exemplo durante o processo de crescimento - não consegue se acostumar com a nova forma. É como se ela fosse forçada a se adaptar rapidamente. No fim das contas, ela estica, mas deixa marcas. Agora que já sabe o que são, tire suas maiores dúvidas sobre essas inimigas!

CELULITE
A celulite aparece do dia para a noite?
Não. O que acontece é que às vezes ela já está lá, mas a pele ainda está lisinha. O aparecimento dos furinhos é bem gradual, por isso é importante ficar esperta. Quanto antes você perceber e começar a tratar, melhores serão os resultados.

Passa de mãe para filha?
Com toda certeza. Você herda da sua mãe, avó ou bisavó a tendência a produzir mais ou menos hormônios. Dá uma pesquisada entre a mulherada da sua família. Se elas tiverem celulite é provável que você também tenha.

Em qual fase da vida da mulher a celulite surge?
A partir da menarca (primeira menstruação) começam a aparecer os primeiros sinais, que podem piorar com o passar dos anos.

Em quais áreas do corpo ela costuma aparecer?
Celulite não dá no corpo todo. Ela aparece com mais freqüência nas áreas em que mais se acumula gordura como coxas, glúteos, abdômen, braços e interior dos joelhos.

O que a alimentação tem a ver com a celulite?
Muita coisa. Manter uma alimentação muito gordurosa (com frituras, embutidos, carnes gordas, etc), rica em sal (retentor de líquidos) e repleta de carboidratos simples (açúcar e farinha de trigo branca e alimentos preparados com esses ingredientes) vai colaborar e muito para as células de gordura incharem com o tempo.

Homem também tem?
É bem raro. Os homens têm o tecido gorduroso diferente do da mulher e não sofrem a mesma ação hormonal.

O que a pílula tem a ver com a celulite?
Os anticoncepcionais aumentam o nível de hormônios circulando no organismo, contribuindo para o aumento da retenção de líquido e o acúmulo de gordura nas células.

Todas as meninas têm o mesmo tipo de celulite?
Não. Existem quatro graus de celulite:

Grau I: só é possível ver alguns furinhos quando a pele for apertada. Se for tratada ok, a possibilidade de melhora é de 100%.

Grau II: não é preciso apertar o local para perceber os furinhos. A pele já tem um aspecto acolchoado. Nessa fase, a chance de melhora é de até 80% com tratamento.

Grau III: a pele tem gomos visíveis e os nódulos podem ser sentidos com o toque. Começam os primeiros sinais de dor e o inchaço é bem evidente. Tratando neste estágio, é possível melhorar o estado da celulite em cerca de 60%. Celulite

Grau IV: dá para perceber a celulite até mesmo com roupa. Os nódulos e os furos são bem evidentes e a pele fica endurecida e dolorida. Nessa fase, a expectativa de melhora é de 30% com tratamento.

ESTRIAS
Quando as estrias aparecem?
Quando há um aumento de peso ou crescimento excessivo em pouco tempo.

Em quais áreas do corpo costumam aparecer?
As partes mais afetadas são abdômen, parte interna das coxas e braços, região lombar e seios.

Qual a diferença das estrias vermelhas para as brancas?
As estrias vermelhas são recentes - a cor indica que o tecido não foi totalmente prejudicado e ainda há sangue circulando no local. Com o passar do tempo, a pele vai perdendo a tonalidade até as estrias se tornarem brancas, as mais difíceis de ser removidas

Por que algumas são verticais e outras horizontais?
Isso depende do que é chamado de "linhas de força da pele". Na região lombar, por exemplo, geralmente surgem estrias horizontais; já no abdômen, costumam ser verticais.

Dá pra prevenir?
Sim. O segredo é manter a pele bem hidratada para que não perca a elasticidade. Por isso, tome bastante água e utilize um bom hidratante todos os dias. Tome cuidado com as oscilações de peso (efeito "sanfona"), uma das principais causas do aparecimento de estrias.

Fonte: Revista Atrevida

RECICLAGEM


Que tal esta caixinha?
As crianças vão adorar...

Vidros de café solúvel, de papinha podem virar vasinhos...

Vocês já repararam que últimamente os potinhos estão super bonitinhos?
Então por que não aproveitá-los para fazer um vasinho decorativo?
Podemos usar também para dar de presente como lembrancinha de churrasco, de aniversário, enfim é só usar a imaginação.
Posto para vocês uma matéria retirada da Nestlè onde a artesã: Ruth Mello preparou um porta-lápis e um vaso... mas podemos fazer várias coisas.