quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ai que sonooo !!!


Durante a semana aconteceu a Blogagem Coletiva Rede Mulher e Mãe #festanotwitter - como estive ausente não pude participar, então vou aproveitar o assunto para escrever um pouco da minha experiência aqui para vocês e quem quiser saber um pouco mais basta entrar no blog da Rede Mulher e Mãe e ler a postagens que outras mães escreveram ... divirtam-se...




Quem tem bebê em casa com certeza já se pegou dizendo esta frase muitas e muitas vezes.
Eu perdi a conta de quantas vezes ... nossa foram noite e noites sem dormir ... achava que nunca mais conseguiria dormir uma noite inteira (pecadooo!).
Foi até cômico, me lembro que uma vez uma amiga me disse antes da Maria Fernanda nascer: DORME bastante, eu acho que nem dei importância, eu sentia tanto sono na gravidez que achei que seria um exagero.

Mas depois do dia 27 de outubro de 2006 ... hummm demorou para eu dormir uma noite inteirinha ... ela mamava muito e era de 3 em 3 horas e depois de 2 e de 1 acho que de 15 em 15 minutos ... eu nem tinha mais noção do tempo, andava feito um zumbi.
Me lembro que uma vez acordei para amamentá-la ... fiquei sentadinha na poltrona amamentando e aquele balanço da cadeira me fez dormir com ela no colo, como demorei voltar meu marido foi ver estava com a Maria Fernanda no colo dormindo ... imaginem se eu a soltasse.

Nesta época virei a maior especialista em sono ... lia tudo, ia em livrarias e buscava revistas e livros sobre o assunto, assistia programas que ensinavam métodos "infalíveis", fiz tudo que indicaram, coloquei cd com músicas de ninar, cantava, dava banho com shampoo, sabonete, creme com cheirinho para dormir ... diziam que era quebrante porque além de não dormir ela chorava sem parar, minha irmã comprou um travesseiro com ervas aromaticas para que ela dormisse calminha, enfim foram meses e meses de tentativas. E parecia que ela me testava e ria das minhas maluquices ... e eu que adorava ficar noites sem dormir me divertindo, com vontade de dormir? quem te viu e quem te vê ... kkk

Algumas pessoas diziam: "Não deixe que ela durma durante a tarde, porque ela não terá sono depois", mas quem não dormiu a noite inteira e quer aproveitar aquelas horinhas para dormir também jamais conseguiria agir desta forma.

De tudo que li e me ensinaram fui filtrando e aprendi que só vamos conseguir uma solução quando conhecermos nosso filho direitinho, suas manhas e manias, pois comigo foi assim, notei que a Mafê gostava e ainda gosta de participar de tudo em casa e mesmo que ela estivesse super cansada, se tivesse alguém acordado xiii ela queria estar junto, participar do "movimento", então a solução foi começar acalmar a casa para que ela fosse se acalmando e dormindo e também fui evitando de deixá-la dormir um período muito grande durante a tarde, evitar eu não evitava porque ela literalmente desmaiava de sono.

Em agosto de 2010 ela entrou no Colégio e ballet, como aumentaram as atividades começou a ter sono mais cedo. Nos dias que ela tem mais atividades é chegar um banho, jantar e depois de algum tempinho já está caindo de sono e chamando a mamãe para ir nanar. Ela escolhe um livro, eu leio, às vezes ela decide ler para mim ( "do jeito de criança, tá mamãe!") e depois de alguns minutos dorme como um anjo. Ah sempre tem competição para ver quem dorme primeiro: papai, Mafê ou mamãe ???

É uma festa e uma alegria podermos dormir e principalmente 'A NOITE INTEIRINHA' ...Como dormir é bom ...