quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Receita de bolo ...ebaa

Não sei vocês mas nesta época fico à mil tentando descobrir o que preparar para a festa.
Logo que voltei de Mogi Guaçu pra cá resolvi fazer um doce: TORRONE que vi no Mais Você ... lá vendo a Ana fazendo, nossa super fácil, até eu faço ... pois é ...



Eis a receita:

TORRONE:

200 g de açúcar

200 ml de mel
200 ml de água
4 claras
1 pitada de sal
1 pacote de gelatina (dissolvida conforme fabricante)
350 g de amendoins torrados, descascados e sem as peles e triturados grosseiramente (deixe alguns com pele, para dar cor ao recheio)
2 colheres (sopa rasa) de achocolatado para polvilhar
2 colheres (sopa) de água para salpicar


Modo de Preparo
1º - Numa panela coloque açúcar, mel e água e leve ao fogo moderado para ferver até obter uma calda em ponto de fio grosso (135º C) +/-20 minutos.
2º - Coloque as claras na vasilha de uma batedeira e sal e bata até formar picos firmes.
3º - Ainda batendo, acrescente a calda de açúcar e mel AOS POUCOS e gelatina (dissolvida conforme fabricante).
Continue batendo até obter uma mistura fofa e espessa (+/- 5 minutos)
4º - Desligue a batedeira e misture delicadamente amendoins torrados, descascados, sem as peles e triturados grosseiramente.
5º - Numa fôrma de pudim JÁ CARAMELIZADA (21 cm de diâmetro), polvilhe achocolatado e água. Despeje a mistura da batedeira e leve para a geladeira de um dia para o outro.
6º - Para desenformar, aqueça o fundo da fôrma na boca do fogão (para que o caramelo se dissolva) e vire num prato refratário.

PARA CARAMELIZAR A FÔRMA


Ingredientes:
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água


MODO DE PREPARO:


Numa panela em fogo médio, derreta açúcar até obter um tom de caramelo, junte água e cozinhe até formar uma calda grossa.
Despeje esta calda numa fôrma de pudim de 21 cm de diâmetro e deixe esfriar. Reserve.

Então:
Comprei tudo separei os ingredientes e lá estou na cozinha pagando de "Ofélia" ... até que de repente do nada ... surge em minha cozinha umas visitas inesperadas ... ABELHAS ... Quatro enormes abelhas ... gente que desespero ... mas no final consegui finalizar a receita.
Após o almoço fui até a cozinha pegar a sobremesa, todos ali na mesa conversando ... e eu na cozinha LUTANDO, REZANDO com toda minha FÈ para a sobremesa soltar do fundo da forma ... e nada de soltar ... como comecei demorar perceberam a minha inquietude ... e começaram com um burburinho, mas eu lá na torcida ... resolvi aquecer a forma ... e lógico depois de muitas tentativas consegui tirar ...

Pra quem gosta de DOCE daqueles SUPER-DOCES podem fazer com vontade ... é doce mesmo ...