segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Creche ... Escola ... Crianças

Acredito que toda mulher que se torna mãe tem uma dúvida ENORME ... onde deixar meu filho assim que acabar a "Licença Maternidade"? ... 
É uma dúvida que vem atormentar nossa mente devido a baixa qualidade das instituições ... muitas reportagens nos mostram que isso não vem de hoje ... o despreparo dos profissionais é o que nos deixa ainda mais preocupadas ... e sem contar as que por problemas psicológicos fazem coisas com as crianças de nos partir o coração ...
Eu e meu marido decidimos que nossa filha iria para a escola quando completasse 3 anos, até completar esta idade ficaria com as avós e comigo ... como eu trabalhava somente meio período, isso ficou fácil, não sobrecarregava as avós. Um dia era minha sogra e no outro minha mãe quem cuidava da nossa Princesinha. Elas ficavam felizes e nós também, afinal nossa filha teria os cuidados necessários e não nos deixaria preocupados.
Hoje ela vai à escola e eu trabalho neste período (Home-office) ...
Infelizmente nem todas as mães podem contar com as avós ou familiares e precisam deixar em instituições que as vezes nem são reconhecidas pelos órgãos competentes.
Em agosto saiu uma pequena publicação na Revista Nova escola que mostra que quase metade das creches brasileiras tem nível inadequado, foi uma pesquisa feita pela Fundação Carlos Chagas, MEC e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Ou seja a criança vai para a creche e não tem atividades que facilitem seu desenvolvimento, não são dadas as devidas atividades.
Na minha opinião também existem escolas de nível Pré-escolar que também estão indo no mesmo ritmo, colocam desenhos, filminhos infantis ... uma vez que neste momento poderiam desenvolver atividades que desenvolvam coordenação motora, atenção, gosto por leituras, ou mesmo correr, se exercitar ... o mais cômodo torna-se o usual ... salinhas de vídeo repletas de DVD's encantam as crianças e por que não deixá-las lá por um período?
Quem sofre com isso?
Abaixo a reportagem da revista Nova EScola.

4 comentários:

Anne disse...

Oi Cátia, vim conhecer seu blog, que bacana várias dicas de artesanato!! Adoro!
bjos e voltarei

shi disse...

oi cátia :)
passei pra desejar uma semana cheia de amor ♥

Fabi Coltri Galli disse...

Oi querida.

Agora temos aqui tb pra conversarmos hein.
Adorei!

Eu tb fiz como vc.
Sofia foi pra escola depois de completar os 3 anos.
Eu dizia pro meu marido q mandaria ela pra escolinha assim q ela soubesse me contar TUDO o q acontece.

Começo em agosto.
Ela ama demais.

É mto importante pesquisar a escolinha, e ela te passar toda confiança mesmo.

Bjãoo
Qdo der passa lá no meu canto.

Dani Brito disse...

Cátia, adorei esse post.
Esses dias estava refletindo no porquê de escolas pré-escolares se renderem tão facilmente aos dvds, qdo poderiam explorar e incentivar a criatividade nas crianças.
Cabe a nós, estarmos sempre atentos, não é?

Bjo