quarta-feira, 11 de maio de 2011

É HORA DE BRINCAR

Todo mundo sabe que as crianças amam brincar e isso ajuda em seu desenvvolvimento físico, emocional e motor. Mas cá entre nós, às vezes ficamos sem saber o que fazer não é verdade?

Além de divertir as brincadeiras fazem com que as crianças se desenvolvam.


Agora pra ajudar minhas inúmeras amigas que tem bebês ainda no lindo barrigão (que saudade) e também filhinhos pequenos vou dar algumas dicas que aprendi durante anos nos bancos escolares e também porque não na minha vida de mamãe da Maria Fernanda.

Bola, boneca, carrinho, esconde, são inúmeras ... vou escrever um pouco e quem se lembrar de alguma pode deixar um recadinho. Assim ajuda quem está lendo também.

Essa é minha homenagem ao mês das mamães.

Vamos juntas lembrar dos nossos tempos de criança, das brincadeiras, e parar um pouco e refletir será que pode ajudar a desenvolver algo?

Tem a brincadeira do ACHOUUUU ... o que será que desenvolve?
Desenvolve atenção.
Depois de um tempo a criança saberá que ali aparecerá algo. E assim vai. A criança aprende por observação, experimentação e repetição. O estimulo é importante para que aconteça esta aprendizagem.

VAMOS LÁ
Até 6 meses

1 - Cante músicas infantis, essas curtinhas e fale o nome do bebê. Ele vai identificando o nome dele.
Existem vários CD´s com músicas lindas; e a gente sempre sabe uma interessante.

2- Abra as mãos do bebê e cante a música dos dedinhos, assim você vai exercitando sua mãozinha que acaba ficando muito tempo fechadinha.

3- Mova sua cabecinha pra direita e esquerda. Depois vá pra um lado e outro e chame para que ele perceba de onde vem o som.


4- Forre uma colcha, um cobertor macio no chão e brinque com seu filho. Dê um brinquedinho destes que tem chocalho, mostre que faz barulho. Ele vai pegar, observar, levará a boca. Incrivel como tudo vai à boca, nesta fase. Depois dê outro e outro.

5- Brinque com a criança de cavalinho, sabe quando você coloca a criança sobre os joelhos e segura pelas axilas. Fazendo assim vocês estarão estimulando o equilibrio da cabecinha.

6- Serra-serra serrador ... assim vai fortalecendo a barriguinha e terá facilidade pra se sentar. Claro vai cair muitas vezes.

7- Na hora do banho faça movimentos com os pés. Com as mãos. Assim vai aprender a se movimentar sem medo.

8- coloque músicas alegres e cante com ele. Dance. Faça com que a criança sinta-se feliz.

9- Quando a criança está mais durinha, acredito que já no 6o. mês; pode deita-la de bruços e chamá-la assim ela levantará a cabecinha pra olhar. Esse movimento fortalecerá o pescocinho. Mas tudo isso você precisa estar perto. Nunca deixe a criança assim sozinha.

11- Conte história. Crie este costume, o ouvir, desde bem cedo; assim desenvolverá a atenção.

12- Brinque no espelho. Ou com o bebê no colo pegue um espelho e olhe. Vire o espelho. A criança vai achar que você está com outro bebê. Demora um tempinho pra que a criança perceba que a criança no espelho é ela.
Um teste. Mas lá pelo 13º mês, não me lembro ao certo. Sempre quando brincar no espelho, faça algo que chame atenção. Por exemplo: Pinte uma bolinha de batom no nariz da criança. Quando ela ainda achar que é outra, ela vai rir. Quando ela já tiver consciência de que é ela . Ela vai limpar a marquinha. É bem legal.


Fonte: Experiência Própria, Papo com amigas, Leitura em livros e Revistas, Dicas recebidas.





2 comentários:

Unknown disse...

Ótimas dicas xará! Eu sempre usei muito o instinto com minhas crianças, e acabou que deu certo, repeti com elas muitas das brincadeiras que gostava de fazer. Sempre com muitas canções que elas adoram ouvir mamae cantar!

Abraços

Pontos e Encontros disse...

Oi Linda

Realmente ficamos muito felizes quando vemos nosso trabalho sendo tão carinhosamente admirado.
Fazemos tudo com tanto amor que o reflexo só poderia ser bom!

Confirmo pra ti os horarios que daremos aulas na Mega no sábado, a aula é gratuita tenho certeza que você vai gostar!
Beijo enorme

Ale e Lu