quarta-feira, 1 de setembro de 2010

TPM - Quem tem... sabe...

O que é a TPM?

Sensação de que o mundo vai acabar antes da menstruação... É isso que a maioria das mulheres que tem TPM sente.
Também chamada de Síndrome disfórica pré-menstrual, ou carinhosamente TPM, atinge aproximadamente 75% das mulheres. No entanto, apenas 8% das mulheres têm sintomas muito intensos.

Características e sintomas...

Durante o período que antecede a menstruação, a mulher pode sentir alguns desconfortos que caracterizam a tensão pré-menstrual (a famosa TPM), tais como:

• depressão;

• vontade de chorar;

• fome em excesso ou falta de apetite;

• falta de sono;

• inchaços;

• agressividade;

• ansiedade;

• dor de cabeça;

• acne.

Causas:
Muitas hipóteses têm sido feitas a respeito das causas dessa doença, mas, atualmente, o que parece prevalecer é que sejam influências hormonais normais do ciclo menstrual que interfiram no sistema nervoso central.
Parece haver íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina.
É importante ressaltar que essa síndrome acompanha a menstruação normal da mulher.


Depois de ler tudo isso, como aliviar? O que podemos fazer?
- Realize atividades que proporcionem bem-estar, como passear no parque;
- Faça uma atividade física. Pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis. Isso ajuda a reduzir a tensão e a melhorar a autoestima;
- Evite agendar compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação;
- Procure se arrumar, mesmo que você não vá sair de casa, isso também ajuda a elevar a sua autoestima;
- Afaste os pensamentos negativos, seja otimista e mentalize coisas boas;
- Procure fazer uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes;
- Diminua o sal, ele ajuda a desencadear os inchaços, pois contribui na retenção de líquidos.



O melhor caminho para o tratamento da TPM é consultar um médico ginecologista.
O ginecologista é o clínico da mulher e, portanto, a pessoa mais indicada para recomendar o melhor tratamento que se adapte às particularidades de cada mulher. Tenha amizade com seu médico isso ajuda muito. Tire suas dúvidas e tenho certeza de que uma ajuda virá.

Falando em TPM, Menstruação, lembramos de outros itens importantíssimos nesta fase: além dos sabonetes intimos (importantíssimos) também temos que nos preocupar na escolha de um bom absorvente.

E vocês já conheceram o 1º absorvente decorado do mercado? Todo lindo e com uma caixinha muito lindinha também... ainda bem que a Kimberly-Clark resolveu nos presentear nestes dias que muitas de nós sofrem com dores horríveis.


                                                                        
Quando o meu chegar posto para vocês, ok?

Ganhei um presentinho da Intimus ... e vocês também poderão entrar no site, se cadastrar e aprender, encontrarão dicas super legais.
As meninas do SAC são muito fofas e tratam a gente com muito carinho... então é só clicar:
http://www.intimus.com.br/ . também podem seguir no twitter: @intimus_sac  quem atende é a Nina um amor de pessoa.
Não esqueçam de acessar também o calendário Menstrual, dá certinhooo ... é só colocar a data da última menstruação que ele calcula a próxima data. Pra mim dá certo.


2 comentários:

Roberta Fernandes disse...

Muito legal este post amiga. Tudo bate com o que estou sentindo neste momento, é horrível, e quem mais sofre é o pobrezinho do meu esposo, o bom é que ele sabe quando estou assim e entende. Estou com três dias que nem coloco o pé fora de casa, pis evito o máximo aborrecimentos neste período, pois uma bobagem vira uma grande confusão. Muito legal seu e estou seguindo. Mil bjs
Roberta
http://robertacrocheecia.blogspot.com/

CATIA BARROS disse...

É Roberta, se as pessoas não compreenderem vira uma guerra, ainda bem que seu marido compreende. Se vc entrar no link da Intimus vai ver várias receitinhas que nos ajudam a amenizar este período chatinho...Bj e obrigada pela visita.